Passar em um concurso público é o sonho de milhares de candidatos, atraídos pelos salários e pela estabilidade do cargo público, muitos vão em busca de dicas para estudar para concurso da forma correta. 

O fato é que existem muitas dicas por aí, e no meio de tanta informação o candidato pode ficar perdido e acabar prejudicando sua preparação.

Para facilitar a aprovação, o candidato precisa focar apenas em um concurso, além de entender que a organização e o planejamento são fundamentais para o sucesso nos estudos.

Fazer um cronograma de estudos é uma obrigação do candidato que quer fazer uma boa preparação para um concurso público.

Outra dica é otimizar os estudos, isto inclui não acumular matérias, dormir bem, evitar distrações, etc.

Veja a seguir 3 dicas para estudar para concurso fundamentais para quem quer melhorar o rendimento nos estudos e aumentar as chances de aprovação.

3 dicas para elevar as chances de aprovação

DICA Nº 1…

FOQUE APENAS EM UM CONCURSO

preparação para concurso

Atirar para todos os lados até acertar”, isso é o que algumas pessoas fazem com relação a concursos, porém, essa não é uma boa estratégia.

Numa preparação para concurso, você precisa manter o foco até o final no concurso escolhido, se mudar vai dar um passo para trás, pois mesmo que o outro concurso tenha matérias semelhantes, algumas matérias serão diferentes e você precisará começar os estudos do zero e com isso perderá tempo.  

Se não houver foco e determinação até o final, somente a sorte não vai ajudar.

Seja como um atirador de arco e flecha: encontre o alvo, mire e acerte.

Mantenha o foco no concurso escolhido, dessa forma suas chances de ser aprovado vão aumentar.

Concentre-se totalmente nos estudos, quando estiver estudando, resista à tentação de fazer outras coisas relacionadas a trabalho, família, diversão, redes sócias, etc.

Lembre-se que sua prioridade mais alta é ser aprovado no concurso escolhido.

Muitas vezes o tempo que separa o edital da prova é muito curto, e antes do edital o candidato não sabe exatamente o que vai cair na prova nem qual vai ser a banca.

Mas uma importante dica para estudar para concurso, é já ir estudando matérias que você sabe que vai cair, como português (praticamente cobrado em todas as provas), e dependendo da área outras disciplinas como direito, matemática, administração, etc.

E quando a banca não muda, as disciplinas costumam ser as mesmas dos concursos anteriores.

Uma outra boa dica para estudar para concurso é fazer simulados analisando as questões que errou e acertou de maneira consciente, o chute não conta.

DICA Nº 2…

PLANEJE SEUS ESTUDOS

como comecar a estudar para concurso

Se você não sabe como começar a estudar para concurso, saiba que você precisa fazer o seu planejamento de estudos para concurso antes de tocar em algum material.

Tenha uma lista diária de tarefas por mais simples que seja, cumpra o que você escreveu nela e fuja das distrações.

Esta lista vai impedir você de sentar para estudar sem saber o que fazer, além de evitar que você fique perdido.

Outra coisa muito importante é escolher o que estudar em cada dia da semana. Você deve estar se perguntando “para que isso?”, a resposta é simples: durante a semana existem aqueles dias que a nossa concentração é maior e aqueles em que a preguiça fala muito mais alto.

Por exemplo, domingo é um dia de descanso, ideal para relaxar ou fazer algo diferente, por consequência, a segunda-feira costuma ser bem preguiçosa e mais lenta para algumas pessoas.

Se este é o seu caso, não adiantar muito começar a estudar em plena segunda-feira uma matéria que você não gosta e que não lhe dá ânimo para estudar.

Aí seria melhor escolher duas disciplinas que você se identifica mais e estudá-las na segunda.

Fazendo isso a tendência é que você se anime no decorrer da semana para estudar matérias mais complexas, isso facilita a memorização e aumenta a produtividade nos estudos.

Divida seu tempo estudando primeiramente as matérias que você tem menos afinidade, e posteriormente estude aquela que você mais gosta.

Faça dos seus estudos uma rotina, elabore um plano de estudo para o seu sucesso. Anote em uma agenda os horários e as disciplinas que irá estudar.

Caso faça cursinho, coloque as disciplinas estudadas lá no seu plano de estudo, dessa forma você estará otimizando o seu tempo.

Após seguir essa rotina durante a semana tire o dia de sábado para responder exercícios, simulados e principalmente provas anteriores do concurso para o qual você está se preparando.

[Vídeo] Confira dicas para estudar para concurso com alguns campeões de aprovação.

Fazer esses simulados e analisar o que você errou e acertou vai lhe ajudar a perceber o que você já aprendeu e o que precisa melhorar.

Agora você deve estar se perguntando “e o domingo?”. Bom, o domingo pode ser o seu dia de descanso principalmente se você tiver seguido à risca a sua programação de estudo.

Saia para se divertir, ir ao cinema, namorar, ir à praia, rever os amigos, enfim, aproveite esse dia para relaxar e fazer o que não fez durante a semana por causa dos estudos.

Mas caso prefira estudar vá com um pouco mais de calma e estude menos do que você costuma estudar na semana, afinal, você também precisa relaxar.

Obs.: Se o concurso tiver redação,  veja aqui como se preparar para tirar uma boa nota.

DICA Nº 3…

OTIMIZE SEUS ESTUDOS.

plano de estudo para concurso

Ao estudar para concurso, preocupe-se mais com a qualidade do seu estudo e menos com a quantidade de tempo estudado, mais vale estudar pouco com qualidade, do que muito desorganizado. Essa é uma das principais dicas para estudar para concursos públicos.

A prova já está chegando e você tem pouco tempo, então não se desespere.

Otimize seus estudos, ponha qualidade na sua preparação para compensar a falta de tempo.

Veja algumas dicas para você conseguir otimizar bem seus estudos e ter um bom desempenho nas próximas provas.

  • Faça seu cronograma: faça um para ser cumprido, assim que separar as tarefas encaixe-as no cronograma dividindo o tempo de forma mais proveitosa.
  • Não acumule a matéria: Vá estudando o conteúdo ao longo da matéria, e não deixe acumular.
  • Faça anotações: Alguns preferem só ler sem anotar, mas anotar é importante, pelo menos o que achar mais relevante.
  • Durma bem: ficar sem dormir prejudica o aprendizado, e o sono é traiçoeiro, é melhor dormir um pouco do que virar a noite estudando e ficar mal no outro dia.
  • Prepare seu ambiente: encontre um lugar tranquilo para estudar, veja aonde e como você consegue fixar mais o conteúdo.
  • Faça pausas: as vezes você não consegue resolver um exercício, faz uma pausa, volta relaxado(a) e resolve.
  • Faça associações: entenda o que você lê, entenda o raciocínio ao invés de decorar, forme frase com algumas fórmulas.
  • Evite distrações: pare de checar toda hora conversa no whatsapp, twitter e facebook.
  • Evite a auto sabotagem: Pare de procrastinar, ninguém vai fazer a prova para você, não fique adiando o inicio da tarefa, simplesmente inicie. Pense no amanhã.

Agora você já sabe como iniciar a preparação para um concurso, perceba que não basta apenas sentar e estudar, tem que planejar como vai estudar e otimizar os estudos como foi visto acima.

Espero que essas dicas para estudar para concursos públicos sejam úteis para você. Lembre- se, os obstáculos vão aparecer, mas você deve chuta-los para o lado e seguir sua caminhada. Boa sorte!