A alimentação é uma das melhores maneiras de aumentar a potência do cérebro e proteger as células, evitando o esquecimento e facilitando a memorização.

A boa notícia é que existem alguns alimentos estimulantes que aumentem a concentração que podem ser úteis para facilitar a memorização e aumentar suas chances de passar no concurso.

Veja abaixo os alimentos para memória que você deve consumir regularmente:

1- Salmão

O salmão é um ótimo alimento para memória devido o ômega-3.

O ômega-3 é um ótimo remédio natural para memória porque melhora a saúde dos neurônios, ajudando a acelerar as respostas cerebrais e melhorando a aprendizagem.

2- Ovo

O ovo é um superalimento e por isso deve estar em todas as dietas, principalmente para melhorar a memória.

Isso porque ele é rico em proteínas, vitaminas e minerais. A sua gema tem colina que é um aminoácido que ajuda no funcionamento das células nervosas, agindo na melhora da memória e na cognição.

3- Abacate

A gordura monoinsaturada presente no abacate pode trazer ótimos benefícios como o aumento do colesterol bom (HDL) e a redução do colesterol ruim (LDL).

Com o aumento do colesterol bom aumenta-se também o fluxo de sangue para o cérebro que é muito importante para manter a saúde cerebral.

4- Semente de abóbora

As sementes de abóbora são uma grande aliada para melhorar e potencializar a memória.

As sementes de abóbora têm bastante ácido alfa-linolênico (ALA), que é um ômega 3 essencial de cadeia curta, de origem vegetal, e que o corpo humano não consegue produzir.

5- Linhaça

A linhaça é um ótimo alimento que melhora a função cerebral.

Além das vitaminas e minerais, a linhaça contém ômega-3 que é um dos nutrientes mais potentes para o cérebro.

O ômega-3 presente na linhaça é ótimo para o cérebro porque aumenta a adaptabilidade das sinapses do cérebro, e acelera o aprendizado e memória.

6- Espinafre

O espinafre é ótimo para o cérebro porque tem um alto teor de folato e betacaroteno, que com vitamina C, potássio, cálcio e ferro age para o bom funcionamento do cérebro.

Seu consumo melhora o funcionamento cerebral e protege contra o envelhecimento prematuro dos neurônios, evitando a oxidação do cérebro.

7- Café

O café pode ser um ótimo alimento para os estudantes devido a cafeína presente no alimento.

A cafeína é estimulante para o cérebro que espanta o sono, aumenta a disposição e melhora a memória e a concentração durante os estudos.

Além disso, o café também pode ajudar a diminuir o risco de demência e as chances de desenvolver a doença de Parkinson.

8- Mirtilo

Um dos alimentos para memória mais potente que existe. Isso porque o mirtilo possui efeitos antioxidantes que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento cerebral.

O consumo de mirtilo também pode prevenir as doenças degenerativas.

9- Brócolis

O brócolis é um excelente remédio caseiro que estimula a função cerebral e potencializa o funcionamento do sistema nervoso e do cérebro.

Tudo isso é possível porque o brócolis contêm sulforafano que é um composto muito importante para o cérebro e com propriedades anti-câncer.

Uma dica interessante é fazer um suco de brócolis que é ótimo para melhorar a concentração e que traz mais disposição para as tarefas mentais.

Veja a receita aqui!

10- Quinoa

A quinoa é um dos melhores alimentos para a memória porque contém colina que é importante na formação do neurotransmissor acetilcolina, que regulariza de maneira indireta a memória e a cognição.

Além disso, a colina da quinoa forma a capa dos nervos chamada de bainha de mielina.

A bainha de mielina é importante porque melhora e acelera a condutividade dos pulsos elétricos dos neurônios. É a bainha de mielina protege as células nervosas que transporta mensagens entre o seu cérebro e o resto do seu corpo.

Cursos Extensivos Estratégia Concursos