Como estudar português para concurso o necessário para passar

Qualquer pessoa tem condições de fazer uma boa prova de português para concurso, mesmo que não goste da matéria.

Se não ficar gravando regras e macetes, isto é realmente possível.

Quem entende a forma correta de estudar português para concurso, sai na frente na luta acirrada pela aprovação.

Se você seguir essas dicas, provavelmente vai se destacar da multidão faminta por uma aprovação e ficará mais perto da vaga.

Por que português parece difícil

português para concursoA Gramática tem a função de regular a linguagem e estabelecer padrões de escrita e fala para os falantes de uma língua.

O processo de ensino da gramática na prática pedagógica atual tem sido objeto de constantes indagações quanto à sua compreensão.

A definição do conteúdo muitas vezes é feita de forma autoritária, por vezes de maneira errada e sem um planejamento adequado, não despertando o interesse dos alunos.

Trata-se de métodos ultrapassados e inadequados para o processo de estudo da língua portuguesa benefício da sociedade.

É de extrema relevância perceber o valor do ensino gramatical no âmbito escolar.

Antes de tudo, é necessário entender por que se tem que estudar gramática, ficando por conta do educador conscientizar os alunos a perceber com clareza a importância da gramática para a sua educação.

Por isso que quando vão prestar concurso público, muitos candidatos ficam preocupados porque sabem que têm dificuldade com português.

Como estudar português para concurso | por onde começar

Existe um roteiro de estudo a ser seguido na hora de estudar português de forma geral, este roteiro vai melhorar a sua compreensão no estudo da gramática consideravelmente.

Muitos alunos falham neste aspecto e passam mais tempo estudando a gramática do que deveriam.

Por exemplo, não se deve estudar de inicio a pontuação que faz parte da síntaxe, antes disso é preciso ter uma boa compreensão da morfologia.

Se você for estudar diretamente a síntaxe pode ter sérios problemas, pois a ela depende da morfologia, assim vai ser complicado estudar os termos da oração, sem saber classificar e empregar as palavras que fazem parte da morfologia.

Divisão para estudar a gramática corretamente:

  1. Fonologia
  2. Morfologia
  3. Sintaxe
  4. Semântica
  5. Estilística

Obs. A semântica e estilística podem ser estudadas juntas com as 3 primeiras.

Esta é a ordem que vai levar você para outro nível no aprendizado do português.

O importante é seguir a sequência para não se perder, pois você vai precisa compreender a fonologia para entender outras coisas em morfologia.

1 – Fonologia: estudo dos fonemas, acentuação e ortografia.

Você vai aprender aqui tudo sobre fonemas, ou seja, vai aprender sobre os sons das palavras do ponto de vista de sua função no sistema de comunicação linguística.

2 – Morfologia: estrutura e formação das palavras.

Aqui você vai estudar a estrutura, formação e classificação das palavras. O que é peculiar na morfologia é que deve-se estudar as palavras olhando para elas isoladamente e não por sua participação na frase ou período.

A morfologia é agrupada em 10 classes gramaticais. São elas: artigo, adjetivo, numeral, substantivo, pronome, advérbio, preposição, conjunção, interjeição e verbo.

3 – Sintaxe: Termos da oração, pontuação, regência, concordância, crase.

Na sintaxe você vai ver a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e das frases no discurso, assim como a relação lógica entre as frases.

A sintaxe é essencial para manusear satisfatoriamente as múltiplas possibilidades existentes para combinar orações e palavras.

Elementos da sintaxe: análise sintática; termos essenciais da oração; termos integrantes da oração; termos acessórios da oração; período composto; coordenação; subordinação; coordenação e subordinação; orações reduzidas; estudo complementar do período composto; sintaxe de concordância; sintaxe de regência; sintaxe de colocação; emprego da crase.

4 – Semântica: polissemia, denotação e conotação.

Na linguística a Semântica estuda e interpreta o significado de uma palavra, de uma frase, de um signo ou de uma expressão num determinado contexto. Nesse campo de estudo, também é analisado as mudanças de sentido ocorridas nas formas linguísticas devido a alguns fatores, tais como espaço geográfico e tempo.

Elementos da semântica: linguagem, sinônimo, antônimo, polissemia.

5 – Estilística

A Estilística trata os processos de manipulação da linguagem, permitindo a quem escreve ou fala sugerir conteúdos intuitivos e emotivos por meio das palavras.

Além disso, estabelece princípios que podem explicar as escolhas particulares feitas por indivíduos e grupos da sociedade no que se refere ao uso da língua.

Elementos: figura de linguagem; vícios de linguagem, funções de linguagem.

Esta é a forma de estudar português de modo geral, certifique-se de escolher um bom material para estudar.

Estudando português necessário para passar

A opção para você conseguir ter um bom desempenho na prova de português para concurso é estudar com apostila específica do concurso que você escolheu.

As bancas organizadoras dos concursos geralmente são as mesmas e costumam repetir as disciplinas dos últimos concursos bem como o estilo de questões, logo, você pode se beneficiar estudando um conteúdo especifico para o seu concurso.

Se você está preocupado com a prova de  português do seu próximo concurso? Se você não sabe por onde começar a estudar? Ou se você não tem boas lembranças da sua ultima prova de português num concurso?

Você pode estudar como uma apostila específica de português para o seu concurso, alguns sites especializados em cursos online e apostilas comercializam esse tipo de material, como estes:

Opção Apostilas

Grupo Nova

Estratégia Concursos

Uma vez que a disciplina língua portuguesa engloba vários tópicos e assuntos, se você for estudar português a fundo pode se deparar com coisas que nem vão cair na prova e levar tempo.

Por isso é importante estudar com um material direcionado para os assuntos mais prováveis de estarem na prova.

Quanto antes você começar a estudar, mas preparado você vai ficar, portanto, escolha o material de estudo do seu próximo concurso agora e comesse a estudar desde já.

Boa sorte na sua caminhada rumo à aprovação!

 

25 Comentários

  1. Fernando

    Gostei das dicas amigo, tem algo sobre informática?

    • EDUARDO

      SOU PROFESSOR DE INFORMÁTICA E POSSO AJUDAR. ABRAÇOS

      • marcela

        Eduardo preciso de ajuda em informatica, voce teria um conteudo para me disponibilizar, ajudaria muito.

        Este é o conteudo que cairá.

        Se puder enviar no meu email: [email protected]

        Computação e microinformática: Hardware: tipos de computadores; componentes; funções; barramentos; conexões e conectores; interfaces; tecnologias; memórias; dispositivos de armazenamento e de entrada/saída; mídias: tamanho, velocidade, tipos). Software: conceitos, tipos (softwares básicos (ou software de sistema e utilitários), softwares aplicativos e linguagem de programação). Noções sobre sistemas operacionais. Software aplicativo e procedimento de armazenamento de dados e cópias de segurança. Sistemas de informação: conceitos, tipos, aplicações. Principais aplicativos comerciais para edição de textos, apresentação e planilhas (Ex.: Word, Excel, Power point). Internet/Intranet/Extranet: conceitos, aplicações, ferramentas, tecnologias, serviços (ex.: correio eletrônico, web, ftp e outros), métodos e técnicas de acesso, navegadores, segurança e procedimentos associados. Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação na web. Redes sociais. Redes de computadores: tipos, topologias, cabeamento, redes sem fio, componentes, interconexão de redes, arquitetura. Proteção e Segurança (física e lógica): conceitos, tipos, tecnologias, ferramentas e aplicativos, prevenção.

  2. claudisson

    excelente dicas,tem algo pra redação ? grato!

  3. rodrigolima

    amei, tem algo para matemática?

  4. welbert

    gsotei muito vcs tem algo sobre raciocineo logico e matematico.

  5. Sérgio

    Parabéns, excelente conteúdo!

  6. allan

    muito legal eu sou um aluno hoje de vinte e oito anos que não tenho muita experiencia na área dos estudos porque quando era mais jovem não tinha muita vontade de aprender e hoje sei o quanto me faz falta e por isto hoje estou estudando novamente para obter mais conhecimentos.
    para que eu possa estar mais enteragido no comercio porque eles estão exigindo muita experiencia na area que você exerce para que você possa estar mais capacitado na sua função….e tenha mais resultados com eficiência e capacidade …..

  7. Ótimo artigo! A turma principalmente do Direito não dá a devida importância para a matéria de Português e aí se dá mal no concurso.

  8. Patrícia

    gostei muito das dicas,valeu

  9. Tainara Ferreira de Campos

    gostei das dicas tem algo para assistente de serviço (Agente de Combate ás ENDEMIAS0

  10. Tainara Ferreira de Campos

    corrigindo ENDEMIAS

  11. Simone da Silva nascimento

    Gostei da dica vai me ajudar muito e me organizar. Obrigada

  12. André

    Olá!
    Tem algo sobre Matemática?

  13. leca

    tem algum resumão para raciocinio logico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *