Qualquer pessoa tem condições de fazer uma boa prova de português para concurso, mesmo que não goste da matéria.

Se não ficar gravando regras e macetes, isto é realmente possível.

Quem entende a forma correta de estudar português para concurso, sai na frente na luta acirrada pela aprovação.

Se você seguir essas dicas, provavelmente vai se destacar da multidão faminta por uma aprovação e ficará mais perto da vaga.

Por que português parece difícil

português para concursoA Gramática tem a função de regular a linguagem e estabelecer padrões de escrita e fala para os falantes de uma língua.

O processo de ensino da gramática na prática pedagógica atual tem sido objeto de constantes indagações quanto à sua compreensão.

A definição do conteúdo muitas vezes é feita de forma autoritária, por vezes de maneira errada e sem um planejamento adequado, não despertando o interesse dos alunos.

Trata-se de métodos ultrapassados e inadequados para o processo de estudo da língua portuguesa benefício da sociedade.

É de extrema relevância perceber o valor do ensino gramatical no âmbito escolar.

Antes de tudo, é necessário entender por que se tem que estudar gramática, ficando por conta do educador conscientizar os alunos a perceber com clareza a importância da gramática para a sua educação.

Por isso que quando vão prestar concurso público, muitos candidatos ficam preocupados porque sabem que têm dificuldade com português.

Como estudar português para concurso | por onde começar

Existe um roteiro de estudo a ser seguido na hora de estudar português de forma geral, este roteiro vai melhorar a sua compreensão no estudo da gramática consideravelmente.

Muitos alunos falham neste aspecto e passam mais tempo estudando a gramática do que deveriam.

Por exemplo, não se deve estudar de inicio a pontuação que faz parte da síntaxe, antes disso é preciso ter uma boa compreensão da morfologia.

Se você for estudar diretamente a síntaxe pode ter sérios problemas, pois a ela depende da morfologia, assim vai ser complicado estudar os termos da oração, sem saber classificar e empregar as palavras que fazem parte da morfologia.

Divisão para estudar a gramática corretamente:

  1. Fonologia
  2. Morfologia
  3. Sintaxe
  4. Semântica
  5. Estilística

Obs. A semântica e estilística podem ser estudadas juntas com as 3 primeiras.

Esta é a ordem que vai levar você para outro nível no aprendizado do português.

O importante é seguir a sequência para não se perder, pois você vai precisa compreender a fonologia para entender outras coisas em morfologia.

1 – Fonologia: estudo dos fonemas, acentuação e ortografia.

Você vai aprender aqui tudo sobre fonemas, ou seja, vai aprender sobre os sons das palavras do ponto de vista de sua função no sistema de comunicação linguística.

2 – Morfologia: estrutura e formação das palavras.

Aqui você vai estudar a estrutura, formação e classificação das palavras. O que é peculiar na morfologia é que deve-se estudar as palavras olhando para elas isoladamente e não por sua participação na frase ou período.

A morfologia é agrupada em 10 classes gramaticais. São elas: artigo, adjetivo, numeral, substantivo, pronome, advérbio, preposição, conjunção, interjeição e verbo.

3 – Sintaxe: Termos da oração, pontuação, regência, concordância, crase.

Na sintaxe você vai ver a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e das frases no discurso, assim como a relação lógica entre as frases.

A sintaxe é essencial para manusear satisfatoriamente as múltiplas possibilidades existentes para combinar orações e palavras.

Elementos da sintaxe: análise sintática; termos essenciais da oração; termos integrantes da oração; termos acessórios da oração; período composto; coordenação; subordinação; coordenação e subordinação; orações reduzidas; estudo complementar do período composto; sintaxe de concordância; sintaxe de regência; sintaxe de colocação; emprego da crase.

4 – Semântica: polissemia, denotação e conotação.

Na linguística a Semântica estuda e interpreta o significado de uma palavra, de uma frase, de um signo ou de uma expressão num determinado contexto. Nesse campo de estudo, também é analisado as mudanças de sentido ocorridas nas formas linguísticas devido a alguns fatores, tais como espaço geográfico e tempo.

Elementos da semântica: linguagem, sinônimo, antônimo, polissemia.

5 – Estilística

A Estilística trata os processos de manipulação da linguagem, permitindo a quem escreve ou fala sugerir conteúdos intuitivos e emotivos por meio das palavras.

Além disso, estabelece princípios que podem explicar as escolhas particulares feitas por indivíduos e grupos da sociedade no que se refere ao uso da língua.

Elementos: figura de linguagem; vícios de linguagem, funções de linguagem.

Esta é a forma de estudar português de modo geral, certifique-se de escolher um bom material para estudar.

Estudando português necessário para passar

A opção para você conseguir ter um bom desempenho na prova de português para concurso é estudar com apostila específica do concurso que você escolheu.

As bancas organizadoras dos concursos geralmente são as mesmas e costumam repetir as disciplinas dos últimos concursos bem como o estilo de questões, logo, você pode se beneficiar estudando um conteúdo especifico para o seu concurso.

Se você está preocupado com a prova de  português do seu próximo concurso? Se você não sabe por onde começar a estudar? Ou se você não tem boas lembranças da sua ultima prova de português num concurso?

Você pode estudar como uma apostila específica de português para o seu concurso, alguns sites especializados em cursos online e apostilas comercializam esse tipo de material, como estes:

Opção Apostilas

Grupo Nova

Estratégia Concursos

Uma vez que a disciplina língua portuguesa engloba vários tópicos e assuntos, se você for estudar português a fundo pode se deparar com coisas que nem vão cair na prova e levar tempo.

Por isso é importante estudar com um material direcionado para os assuntos mais prováveis de estarem na prova.

Quanto antes você começar a estudar, mas preparado você vai ficar, portanto, escolha o material de estudo do seu próximo concurso agora e comesse a estudar desde já.

Boa sorte na sua caminhada rumo à aprovação!

 

Cursos Extensivos Estratégia Concursos