folha em branco para dissertação

Você sabe como fazer redação para concursos e vestibulares ou fica paralisado diante da folha em branco?

A redação é algo imposto, tanto na sala de aula quanto num concurso, contudo o branco na mente e a sensação de impotência diante do papel são comuns entre pessoas de diversos graus.

Para alguns redigir um texto parece coisa do outro mundo, pois leem e releem o enunciado e não encontram nada para argumentar. Outros não sabem nem como começar uma redação, e perdem muito tempo somente nas primeiras palavras.

Diante da folha em branco, a tensão e a ansiedade acabam causando o famoso “branco”, as palavras simplesmente somem e as ideias ficam bloqueadas.

Por isso é preciso estudar e treinar a escrita da mesma forma que se estuda as demais matérias. Veja a seguir 3 dicas para você colocar em prática e não ter problema na hora de redigir seu texto no dia da prova.

>>>> VEJA COMO CONTAR COM AJUDA PROFISSIONAL PARA APRENDER REDAÇÃO

 Dica 1: Aprenda como fazer redação básica

Redigindo texto dissertativoMuitas pessoas só se dão conta de que não sabem redigir um texto diante da folha em branco no dia da prova.

Veja como funciona a estrutura de uma redação básica com introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Introdução – Deve apresentar o tema e o recorte que você fará dele. Evite enrolar, tente fazer com que a sua ideia seja exposta de maneira simples, direta e objetiva. Lembre-se que seus argumentos devem convencer a pessoa que vai ler.
  • Desenvolvimento – você tem que defender a sua tese e apresentar ideias que as justifiquem. Ideias que apresente seu argumento de forma consistente. O desenvolvimento é a parte mais importante do conjunto, logo o seu papel é colocar tudo da forma mais clara possível, de forma que o leitor entenda o seu ponto de vista. Para deixar sua redação organizada, faça um parágrafo pra cada argumento analisando os aspectos que você quer abordar.
  • Conclusão – Você pode terminar o texto apresentando possíveis soluções para as questões colocadas no desenvolvimento. Mas esteja ciente de que essas soluções sejam viáveis.

dissertação nota 10

Dica 2: Entenda a estruturação do parágrafo

estrutura de um parágrafo

É fundamental que você entenda que o parágrafo deve conter apenas uma ideia. A partir desta ideia serão elaboradas outras secundárias que deverão estabelecer relação dialógica com a ideia principal.

As ideias de cada parágrafo devem ter relação com a ideia principal do texto que deve ser apresentada na introdução, senão seu texto vai se transformar em um monte de argumentos sem ligação com os outros, efeito inesperado.

Ao iniciar seu parágrafo, apresente a frase inicial que irá resumir a ideia a ser desenvolvida. É importante que a primeira frase seja concisa e objetiva, composta de duas a três orações, característica que facilita o desenvolvimento da ideia principal.

Quanto ao tamanho ideal de um parágrafo ou seu número de linhas, não existe regra definida, pois um parágrafo pode ser constituído até por uma única frase. Mas se você tiver dificuldades em achar um tamanho ideal, três frases é um bom número.

Os parágrafos servem para dar intervalos entre assuntos do mesmo tema. Se você achar que um parágrafo deixou de desenvolver sua ideia, é melhor finalizá-lo e começar outro.

Dica 3: Siga os mandamentos básicos de uma boa redação

checklist de redaçãoSaiba fazer críticas: Criticar é expor uma opinião de forma sutil, saber discutir um ponto de vista e o assunto abordado de forma clara. Não é só apresentar os pontos negativos de um determinado assunto, procure apontar também as qualidades, mas sempre de maneira verdadeira e com cautela.

É difícil discutir sobre um tema no qual você não tem conhecimento, certo? Então preste atenção não próxima dica.

Esteja sempre bem informado: não tem segredo, para estar bem informado tem que procurar por informação. Existem vários canais de informações como jornais impressos, televisão e internet. Preste atenção na notícia de qualidade e qual a importância dela para sua redação.

Noticias sobre a vida das celebridades dificilmente será abordada em uma dissertação. Não foque em um assunto, procure se ligar em assuntos de modo geral tanto no Brasil como em outra parte do mundo. Assuntos como esporte, politica, fenômenos da natureza, acontecimentos históricos e economia são noticias que podem servir de base na construção de uma dissertação.

Cuidado ao utilizar o português: Não adianta argumentar boas ideias, expor suas opiniões e discutir se você não possuir domínio sobre a língua portuguesa. Saber utilizar o português de forma correta é fundamental e dá credibilidade ao seu texto. Procure ler e escrever com frequência para se habituar a escrever bem o português.

Relacione as informações: é simples adquirir uma grande quantidade de informações, mas não adianta nada você não colocar as informações bem relacionadas no seu texto deixando-o sem sentido.

Pegue as informações e faça um esqueleto do seu texto, insira aos poucos e cuidado com a redundância. Associe o maior número de informações em cada parágrafo e interligue um parágrafo ao outro. A redação deve estar clara e seguir seu fluxo e regras fielmente.

Evite copiar: A criatividade é indispensável na hora de fazer uma boa redação para concurso. Copiar trechos de outros autores pode atrapalhar você a conduzir o texto, sem contar que você corre o risco de fugir do tema proposto.

Improvise: caso ache que esteja fugindo do tema, mas quer manter o que já foi escrito, improvise. Faça uma relação entre o que já foi construído e o assunto proposto. Isso vai estimular a sua criatividade.

Faça tudo com entusiasmo: coloque entusiasmo em suas ações. Isso vale em redações argumentativas ou dissertativas. A dedicação e o entusiasmo é o combustível da criatividade. Tudo feito com vontade tem um resultado melhor.

Bônus: 7 dicas para deixar seu texto impecável…

    1. Preste bastante atenção no tema. 
      Aquele que ler a proposta da redação com atenção, aumenta as chances de ter uma boa avaliação. Se fugir do assunto original mesmo que seu texto seja ótimo, dificilmente terá uma boa nota.
    2. Respeite a norma culta.
      Toda banca costuma cobrar um bom domínio da norma padrão da língua. Segundo alguns especialistas da área de escrita, dificilmente se tira uma boa nota quem não demonstra domínio de temas gramaticais como concordância e regência por exemplo.
    3. Articular as ideias com conectivos
      De acordo com profissionais da área, um texto bom deve trazer argumentos bem costurados entre si. Use corretamente os conectivos – expressões que ligam as orações como “embora”, “isto é”, e “até mesmo” – pois esses recursos ajudam a amarrar as ideias do texto.
    4. Não faça generalizações
      Na hora de fazer julgamentos, é melhor evitar exageros bem como simplificações. Ao invés de escrever uma frase como ‘Os deputados estão envolvidos num esquema de fraude’, é melhor escrever ‘Grande parte dos deputados estão envolvidos num esquema de fraude’.
    5. Sem frases ou expressões clichê
      Não acrescentam nenhuma informação ao texto o uso de frases feitas, como estas expressões a redação não chega nem perto daquelas que impressionam os corretores. “A originalidade fala mais alto nesses casos, isto deve ser demostrados nas linhas do texto”.
    6. Sem ingenuidade nas teses
      Com o otimismo não há nada de errado, mas ninguém leva pontos com utopias. É inadmissível escrever frases como “Para acabar com a violência, é preciso…”, será que é mesmo possível acabar com a violência? Soa bem melhor escrever algo como “Para reduzir os índices de violência, é preciso…”.
    7. Apresentar a solução de um problema
      Outro fato relevante a favor de um candidato é um bom desfecho. “O correto é o autor trazer a saída do problema exposto, e assim refletir sua preocupação com a dignidade humana”.

Curso de redação para concurso

Essas são as características principais para quem quer aprender como fazer redação para concursos. Agora você não vai ficar mais perdido (a) na hora de redigir o seu texto.

Veja como garantir uma boa nota com ajuda de profissionais da área de redação:

Conclusão…

O mais importante de tudo é praticar, a prática leva à perfeição. Se você treinar e seguir essas dicas, em pouco tempo redigir um texto não será problema.

Boa sorte!!

Cursos Extensivos Estratégia Concursos