Muitos se perguntam: “Como Passar em Concursos?” Num cenário real a verdade é que muitos se perdem pelo caminho na hora da preparação.

Alguns candidatos não fazem a escolha certa do concurso, outros não conseguem manter o foco nos estudos, e tem aqueles que não fazem uma preparação adequada.

A escolha certa do concurso é fundamental para levar o candidato à aprovação, deve haver bom senso, o candidato não pode deixar de ter ambição, porém deve ser realista.

Manter o foco é de extrema importância para o bom rendimento dos estudos. E a preparação deve ser como a de um atleta que treina pensando na vitória e supera os obstáculos para chegar lá.

Se você quer aprender como estudar para concursos, confira a seguir 3 dicas fundamentais que podem aumentar suas chances de aprovação. E no final separamos uma série de outras dicas que você deve seguir para trilhar seu caminho rumo à vitória.

Lembre-se que a caminhada não é fácil, o que torna a sua vitória muito mais prazerosa.

 3 Dicas de como passar em concursos

1º Dica: Saiba escolher o concurso

como estudar para concursoPara escolher bem o concurso é preciso saber da sua capacidade, não deixe de ser ambicioso, porém seja realista. Se você é recém-formado em direito e tem o sonho de ser juiz, deve entender que esse sonho precisa ser adiado no momento, pois você precisa se preparar melhor, seja ambicioso e realista.

  • Escolha um concurso que ainda não tenha o edital publicado para que haja tempo para sua preparação.
  • Você também pode escolher os chamados concursos cíclicos, que são aqueles que acontecem obrigatoriamente em intervalos de 2, 3 ou mais anos.

2º Dica: Nunca perca o foco

Se você quer se aproximar cada vez mais de sua aprovação, nunca perca o foco. Mantenha sua atenção voltada para o concurso que você escolheu ou para os concursos similares, que são aqueles cujo edital possui em seu conteúdo pelo menos 3 matérias idênticas ou análogas ao do concurso do seu interesse, esta é uma forma de permanecer focado em um grupo de matérias.

foco no concursoOs demais concursos devem ser deixados de lado, não caia na tentação de querer fazer outro concurso que não tem nada a ver com o conteúdo que você já vem estudando.

Não saia atirando para todos os lados.

Concursos similares funcionam como um termômetro para você medir como vai ser o seu desempenho quando fizer o concurso principal.

Tenha foco total no concurso que você quer passar, treine fazendo provas antigas ou de concursos similares.

3º dica: Faça uma preparação de atleta

Um dos passos principais para passar num concurso, é se preparar como o mesmo empenho que  um atleta se prepara para uma competição, independente do nível do seu concurso. Assim como um atleta, para passar num concurso devemos atingir ou ultrapassar nossos próprios recordes.

coaching para concurso

Apesar de já existir serviço de coaching para concursos, a maioria dos aprovados passam sem a ajuda de um profissional.

Podemos estudar por conta própria, basta manter a disciplina e criar hábitos de estudo. É preciso se manter firme na preparação, sempre lembrar do objetivo principal que é a aprovação, isto dará força para seguir em frente e superar qualquer obstáculo e desânimo que possa surgir.

Veja como ter sucesso na preparação para um concurso público com alguns pontos fundamentais que facilitam a aprovação:

  • Foco – foque apenas no concurso que almeja passar, não perca tempo fazendo concursos que não são do seu interesse.
  • Planejamento – O planejamento é fundamental, mas não perca muito tempo para fazê-lo, os principais itens do planejamento são:
  1. Material – separe apenas os livros e apostilas necessários.
  2. Local de estudo – local agradável, sem perturbações.
  3. Cronograma – o cronograma deve ser respeitado.
  4. Metas – trace metas que possam ser cumpridas.
  • Metas – O candidato deve estabelecer metas realistas e compatíveis com o concurso almejado, acompanhe suas metas, teste seus conhecimentos com simulados e elaboração de questões subjetivas, assim você sabe se atingiu a meta. Quando atingir uma meta, estabeleça outras mais ousadas. Lembre-se, aja como um atleta que quer quebrar seus recordes.

Confira o guia prático para em concurso e saiba como desenhar suas metas.

  • Autoestima – um atleta desmotivado nunca vence. Um executivo que não acredita em suas metas não consegue efetivá-las. Um candidato de concurso público deve se automotivar, o único pensamento que pode atrapalha-lo é achar que os outros candidatos são melhores que ele.

Além dessas, separamos outras dicas infalíveis de como passar em concursos que vão contribuir para o seu sucesso. Confira abaixo e ponha em prática.

Dicas imperdíveis de como se preparar para concursos:

Se você não sabe como se preparar para concursos públicos da maneira correta, preste atenção nessas dicas que podem fazer a diferença na sua preparação:

    1. Em primeiro lugar decida qual o concurso e o cargo que deseja concorrer. Essa é uma escolha importante, pois muitos candidatos escolhem um cargo pelo alto salário e não fazem a mínima ideia do que irão fazer naquela função.
    2. Estudar antecipadamente através de editais anteriores é estar um passo a frente dos concorrentes. Observe se terá prova de inglês no concurso e estude firme também.
    3. Estar ciente de que para passar de primeira deve haver muita dedicação, mas claro que é possível.
    4. Conheça o estilo de prova da banca organizadora, isso pode ser feito fazendo provas de concursos anteriores.
    5. Procure um local de estudos que atenda suas necessidades. Algumas pessoas só conseguem se concentrar se for no silêncio total enquanto que outras conseguem se concentrar com um rádio ligado.
    6. Estabeleça um horário para estudar e também para o lazer, afinal de contas precisamos descansar um pouco para não ficarmos estressados.
    7. Dormir pelo menos 6 horas por dia, pois é quando estamos dormindo que fixamos o conteúdo estudado.
    8. Não é necessário estudar várias horas por dia. Algumas pessoas trabalham e se sentem desestimuladas a estudar, pois reclamam do pouco tempo . É melhor estudar duas horas por dia e compreender o que foi estudado do que passar o dia inteiro estudando e não assimilar o que estudou.
    9. Nunca espere o edital sair para começar a estudar. Programe-se antecipadamente, pois a prova é realizada cerca de 2 meses após o lançamento do edital.
    10. Não se preocupe com a concorrência. Tenha em mente que muitos concorrentes não se prepararam como deveriam e só vão tentar a sorte.
    11. Peça a compreensão dos amigos e familiares pela sua ausência. Eles podem sentir sua falta, mas lá na frente vão se orgulhar de você pela sua aprovação..
    12. Estabeleça um horário de início e término do estudo. Não adianta passar horas e horas estudando sem parar. Segundo estudos, o nosso cérebro se cansa e não assimila o que está sendo estudado após um certo tempo. Por isso é importante após uma hora e meia ou duas de estudo ter uma pausa de 15 minutos para descanso.
    13. Fazer um curso preparatório presencial ou pela internet, é uma boa opção para assimilar melhor o conteúdo e tirar dúvidas.
    14. Tente estudar todas as matérias paralelamente e não apenas uma de cada vez. Ao estudar uma de cadas vez, você corre o risco de esquecer o que estudou ao voltar à primeira matéria.
    15. Faça revisão do conteúdo estudado a cada 15 dias para refrescar a memória.
    16. Estude da forma que você mais aprende. Alguns gostam de fazer anotações, outros gostam de rabiscar o livro ou apostila e tem aqueles que só conseguem aprender se for debatendo o assunto consigo mesmo. Encontre a sua melhor forma de aprender e siga em frente!!
    17. Alterne matéria de exatas com as de humanas (elas usam áreas diferentes do cérebro).
    18. Na semana da prova, procure resolver provas anteriores e cronometrar o seu tempo para não se perder na hora do exame final.
    19. Não estude na véspera da prova. Seu cérebro já foi bastante requisitado durante o período de estudo e tem que estar descansado na hora da prova, pois será bastante exigido.
    20. Quando for realizar a prova lembre-se de levar água, algo para comer e um analgésico além dos documentos necessários e canetas extras (não corra o risco de levar apenas uma caneta, ela pode apresentar problemas e te deixar na mão).
    21. Quando estiver realizando a prova e sentir alguma dificuldade em uma questão, passe para a próxima. Você não pode perder muito tempo em uma única questão, pois você pode comprometer sua prova inteira.
    22. Se marcar o gabarito na correria você corre um sério risco de marcar uma questão errada.

Essas foram alguns dicas valiosas de como passar em concursos, dicas essenciais para você trilhar o caminho do sucesso e chegar à aprovação. Siga firme na luta e não desista! Aqueles que alcançaram o seu objetivo só conseguiram por que persistiram na sua caminhada e continuaram estudando.

Não importa quem você é, a receita para o sucesso nos concursos é fazer um planejamento para estudar, ter autoconfiança e disciplina. Todo candidato deve ter sempre em mente que ele é capaz e não desanimar, pensamento sempre positivo.

Cursos Extensivos Estratégia Concursos