Estudar para concurso públicoSaber estudar para concurso público aumenta as chances do candidato consideravelmente, mas é preciso muita dedicação e persistência.

Sabendo que o período entre a publicação do edital e a data da prova é de aproximadamente 2 meses, que não é um tempo suficiente para uma boa preparação,  o candidato precisa escolher logo o concurso que pretende fazer.

Os concursos de nível médio são mais disputados, pois muitos candidatos de nível superior tentam concursos nesse nível, pois sendo aprovados, continuam tentando dessa vez para a sua área de especialização no nível superior.

Já nos concursos de nível superior a concorrência é menor, em compensação o numero de vagas também.

Para esclarecer dúvidas de quem pretende estudar para concurso público e conquistar a estabilidade e segurança do cargo público, selecionamos algumas dicas e fatos importantes sobre os concursos de níveis médio e superior. 

Concursos nível médio

Os concursos de nível médio são mais concorridos do que os de nível superior, e eles são disputados tanto por candidatos com nível médio quanto superior.

Na verdade são disputados por candidatos graduados em diversas áreas, o que eles querem é entrar para funcionalismo público. Depois que entram, tentam outros concursos na sua área de especialização.

Os valores dos salários nos concursos nível médios variam muito, isto depende do órgão escolhido, mas geralmente as prefeituras oferecem salários medianos, já os tribunais e institutos dos estados apresentam melhores ofertas de salário.

Cursos online para concursos

Mas o ideal é não focar no salário, mas sim no concurso que você tenha condição de fazer uma boa preparação para ser aprovado.

Dentre os principais cargos oferecidos para concursos de nível médio estão: agente administrativo, técnico em informática, técnico em enfermagem, auxiliar de farmácia, auxiliar de serviços gerais, técnico em saúde, motorista, técnico judiciário, etc.

dicas para aumentar suas chances:

  • Se você pretende estudar para concurso público de nível médio, comece adquirindo o último edital do cargo desejado. Uma boa parte do conteúdo programático não muda de um edital para outro, portanto, delimite o seu conteúdo de estudo seguindo essa dica.
  • Outra dica para concurso nível médio é fazer um curso preparatório. Os professores desses cursos possuem bastante conhecimento e costumam dar várias dicas para os candidatos.
  • O último ponto está relacionado com as provas anteriores. Enquanto não sai as apostilas novas para o cargo escolhido, procure provas anteriores e tente responde-las, assim você vai poder analisar se já está bom em alguma disciplina. Além disso, vai poder conhecer um pouco mais o estilo da banca e das questões, e assim se sentirá mais seguro no dia da prova e consequentemente aumentará as chances de passar no concurso.

Concursos nível superior

O concurso de nível superior abrange áreas especificas de formação, bem como outras áreas onde basta o candidato possuir nível superior para concorrer às vagas.

A concorrência é menor quando exige determinada formação e maior quando não exige formação específica, mas o numero de vagas não costuma ser grande.

Uma grande vantagem é que a maioria das disciplinas listadas no edital já foram vista na faculdade.

As principais áreas de concursos públicos de nível superior são áreas de planejamento e gestão, agências reguladoras, ambiental e áreas de formação especifica.

Observe que algumas bancas de nível superior costumam cobrar inglês nas provas de concurso.

  • Nas áreas de planejamento, controle e gestão existem concursos para todas as esferas, o foco principal é a gestão do governo, com vistas ao controle do orçamento e politicas publicas, bem como ao planejamento e execução.
  • Já as agências reguladoras abrange uma área que exige menor conhecida dos candidatos, mas que tem excelentes oportunidades e com salários que variam entre R$ 5.000,00 para nível médio e R$ 10.000,00 para nível superior.
  • No caso da área ambiental, onde muitos acham que para se candidatar precisam de formação em biologia ou área afins, é fundamental que os candidatos tenham os conhecimentos exigidos para se dar bem nas provas. Além da área ambiental, há cargos ligados a área administrativa e licenciamento de obras.

Como em qualquer outro concurso, é importante que o candidato faça uma preparação cuidadosa para poder ser aprovado. Logo, deve ter em mãos os editais anteriores para saber quais as disciplinas que costumam ser cobradas, bem como as disciplinas relacionadas com a sua formação. De fato tem que saber estudar para concurso público com foco e atenção para ter chances reais.

O candidato deve observar se os tópicos do conteúdo programático precisam ser revistos e aprofundados de acordo com a matéria estudada na faculdade.

Os candidatos de concurso nível superior, devem resolver provas de concursos anteriores para terem uma ideia de como as questões são elaboradas, esta etapa é fundamental para fazer uma boa preparação.

O português, que é cobrado em todos os concursos, também merece atenção, outras matérias como informática, língua estrangeira, direito constitucional, direito administrativo, raciocínio logico e atualidades podem ser cobradas conforme o órgão/instituição e cargo. Já as outras disciplinam dependem da área de formação do candidato.

Não se esqueça de fazer um bom plano de estudos e organizar os seus horários de forma a conseguir cumpri-los.

Para quem não possui uma boa base teórica ou tem muitas dúvidas, uma solução é o cursinho preparatório ou até mesmo cursos online, mas antes de se matricular verifique se o curso online é confiável.

Entrar em grupos de discussão e fóruns sobre concursos na internet é uma forma de interagir com outras pessoas, pegar dicas e tirar dúvidas.

NÃO estude matéria de nível superior para prova de nível médio!

Alguns concurseiros acreditam que estudando com apostilas e provas de nível superior, terá um bom desempenho na prova de nível médio. Na verdade, isso pode até atrapalhar mais do que ajudar.

Os conteúdos cobrados em provas de nível superior são bem mais complexos e mais aprofundados do que nos de nível médio. Portanto, esta tática não irá funcionar.

Logo, o melhor a se fazer é procurar conhecer o máximo possível sobre o concurso que vai prestar, e principalmente o estilo da banca organizadora.

Cada banca tem um estilo próprio de preparar as provas.

Tanto faz se o concurso é de nível médio ou superior, o importante é manter a disciplina e procurar melhorar o desempenho dos estudos a cada dia.

Espero que esse artigo contribua de alguma forma para o seu sucesso nos concursos.

O mais importante é você ter consciência de que estudar para concurso público requer: dedicação; foco; organização e persistência. Você já tem várias dicas, agora falta colocar seu plano de ação em prática.

Cursos Extensivos Estratégia Concursos