Redação para Concursos e Enem | Como Garantir Nota Alta

Você já passou por isso?

O coração batendo mais forte e aquele friozinho na barriga antes de conferir o gabarito?

Você não tem ideia do que, mas algo lhe diz que dessa vez será diferente. Não é porque você quer se livrar da aflição e da ansiedade de saber se foi bem na prova ou não, mas você sabe que se preparou como um campeão para conquistar esta  aprovação.

Você está confiante. Você sabe que fez um bom trabalho. E quando termina de conferir o gabarito descobre que foi muito bem, e que falta só o resultado da redação para confirmar a realização do sonho de ser aprovado.

Mas você tá com medo.

Você tem medo de se decepcionar por que sabe que não fez uma boa redação. E dias depois após conferir o resultado, descobre que foi eliminado do concurso por não atingir a nota mínima da redação.

Sentir que está a um passo de alcançar uma vaga num concurso, que todo o esforço implementado ao longo do tempo está sendo compensado, e em seguida ver tudo isso indo por água abaixo sendo reprovado (a) por causa da redação, é um tanto decepcionante.

A redação para concurso ou enem é uma dor de cabeça para muitos candidatos, ela está presente nas provas de vestibular e do Enem, além de algumas provas de concurso.

Muitos candidatos ficam perdidos na hora de escrever uma redação, outros acham que sabem fazer pelo fato de escrever textos, emails e participar de redes sociais, mas para fazer uma boa redação para concurso, não basta apenas saber escrever.

Redação não se aprende na escola

como fazer uma redacao perfeitaÉ até aceitável não sabermos como fazer uma redação perfeita, pois geralmente as escolas não ensinam como elaborar uma redação, nem mesmo o básico como introdução, desenvolvimento e conclusão.

Os livros geralmente não trazem nenhuma referência sobre teoria de argumentação, em vez disso mostram textos jornalísticos como exemplos de textos argumentativos a serem seguidos pelos alunos.

 Isso não ensina e nem estimula o aluno a defender e argumentar seu ponto de vista, na verdade apenas incentiva o estudante a reproduzir materias da mídia. O aluno então não tem contato com textos científicos ou informação mais aprofundada.

Dicas para uma boa argumentação

  • Seja claro, se a sua mensagem não é clara como se pretende, você não cumpriu sua meta. Além do mais você precisa usar linguagem, formato e estilo adequados ao tema da redação.
  • Desperte emoções nos leitores. A chance do leitor ficar mais receptivo às suas ideias vai aumentar, mas mantenha o equilíbrio.
  • Faça o papel do leitor diante da sua argumentação e antecipe os efeitos de sentido do texto, ou até mesmo possíveis contra argumentos pela sua ideia defendida. Coloque no seu texto argumentos que contrapõem a possíveis opiniões contrárias.
  • Você também pode usar recursos como a metáfora, propondo uma maneira diferente de ver o tema. Provoque o efeito surpresa no seu texto e fuja do comum, isso pode dar mais força a sua argumentação.

Dicas Profissionais de Redação para Concurso

redacao para concursos

O Profº Alexandre e a Profª Fernanda D’Olivo que é bacharel, mestre e doutoranda em Linguística pela Unicamp e Universidade de Paris, e que tem especialização em Análise do Discurso e larga experiência em ensino de redação em bancas corretoras de nível nacional, trabalham juntos.

Eles desenvolvem projetos com técnicas de redação que capacitam os candidatos para provas de concursos, vestibulares e Enem.

O Profº Alexandre está divulgando um vídeo onde explica alguns conceitos importantes a respeito de redação, veja alguns pontos que ele aborda no vídeo sobre redação para concurso:

  • Como funciona o processo de aprovação em provas com redação (dá um exemplo da prova do Banco do Brasil).
  • Porque você não deve focar em dicas e macetes.
  • Porque você deve se preparar bem para redação.
  • Erros que põem tudo a perder.
  • Como eles resolveram ensinar redação para os concurseiros.

No vídeo ele também dá dicas de como começar uma redação da maneira correta, desenvolver argumentos e ideias no papel, entender o texto e se encaixar no critério de correção da banca. Ainda fala sobre estruturação, uso de argumento e como decifrar a proposta da redação no dia da prova

Sem dúvida essa dupla de professores está habilitada a dar a você dicas de como fazer uma boa redação.

 Este artigo tem o objetivo de alertar as pessoas que vão fazer redação para concurso público a se prepararem da maneira correta, infelizmente muitos candidatos deixam de conquistar uma vaga num concurso por não saberem como fazer uma redação perfeita ou que agrade a banca corretora.

Hoje o Prof. Alexandre e sua equipe ensinam a fazer uma estrutura de redação perfeita.

 E se você não quer passar pelo arrependimento de não ter conseguido uma das vagas num concurso público por não ter feito uma boa redação, assista agora mesmo as dicas desses profissionais da redação no vídeo abaixo.

Confira o vídeo do Prof. Alexandre aqui.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *