Existem várias técnicas de estudo para concursos públicos que podem ajudar os candidatos a aumentar a produtividade e melhorar seu desempenho. Assim como também existem na internet cursos gratuitos online que ensinam técnicas de Como ser Aprovado em Concurso.

Dentre várias, uma pouco conhecida pela maioria dos estudantes é a técnica pomodoro de estudo.

Ela ajuda  o estudante a otimizar os estudos de forma eficaz, proporcionado o aumento da produtividade sem o aumento do tempo estudado.

Sabemos que para passar em um concurso é preciso dedicação e concentração na hora de estudar. É preciso também otimizar o tempo de estudo e aumentar o rendimento, pois o aumento do tempo estudado não significa aumento no rendimento, é nesse contexto que a técnica pomodoro se encaixa.

Se você quer administrar melhor o seu tempo nos estudos, aumentar a produtividade e as chances de aprovação, conheça nos próximos tópicos todo o funcionamento do método pomodoro. Você também encontrará um link do cronômetro pomodoro para baixar e instalar no seu computador e começar a usar.

Aumentando a produtividade nos estudos.

planejamento de estudo para concurso

Usar algum método para estudar aumenta as chances de qualquer candidato, pois a organização das atividades e do tempo são atributos fundamentais para ter mais produtividade nos estudos. Portanto faça um planejamento de estudo para concurso incluindo alguma técnica para melhorar seu desempenho.

Quem consegue gerenciar bem esses fatores, tem maiores chances de passar, pois na preparação para um concurso o planejamento e a organização fazem a diferença no resultado final.

As atividades pré-determinadas devem ser concluídas com êxito.

Veja algumas dicas para aumentar sua produtividade:

  • Faça um cronograma de estudo – Liste e organize o que você vai estudar, e certifique-se que não está esquecendo de nada.  Você pode ainda separar as suas prioridades e mensurar o tempo que vai precisar para cada atividade. Comece pelas matérias que você domina e em seguida vá para as que tem mais dificuldade.
  • Livre das distrações – Corte as redes sociais, emails e desligue o celular, tirando as principais distrações sua concentração nos estudos vai aumentar. Caso precise fazer algum tipo de pesquisa na internet, faça apenas o necessário e não caia na tentação de desviar sua atenção com o facebook ou whatsapp, com o tempo você acostuma.
  • Use alguma técnica de produtividade – Estudar doze horas por dia não significa que você está sendo produtivo, a nossa mente precisa descansar e também precisamos nos alimentar bem. Daí a importância de fazer pausas para descansar e se alimentar, e assim repor as energias.

Uma técnica de estudo para concursos que você pode usar para aumentar a sua produtividade e otimizar o seu tempo, é o método pomodoro.

Nos próximos tópicos, você vai conhecer melhor este método de estudo que a maioria do candidatos desconhece.

Como funciona o Método Pomodoro.

metodo de estudo para concurso

Esse método foi criado pelo italiano Francesco Cirillo no final da década de 80 (esse método recebeu o nome de pomodoro devido ao seu criador usar um timer de mesa no formato de um tomate) tendo como pressuposto que o ser humano é capaz de obter um maior foco no que está fazendo se tiver a sua atividade dividida em pequenos intervalos.

Atenção! baixe aqui o programa com um cronômetro da técnica pomodoro:

Tomighty

Veja como usar o método pomodoro para aumentar a produtividade nos estudos:

  1. Primeiramente elabore uma agenda de estudos: separando por dia da semana as disciplinas que irá estudar em cada um deles.

Você pode planejar as matérias que vai estudar no dia, dividindo-as em pomodoros, ou seja, em 4 tempos de 25 minutos:

  1. Ao começar a estudar, marque o tempo no cronômetro para 25 minutos e mantenha a concentração no que faz, treine sempre a concentração.
  1. Enquanto não chegar ao fim desse tempo, estude sem perder o foco. Dedique esse tempo apenas para o seu estudo não perdendo tempo com nada, nem ir ao banheiro ou tomar água.
  1. Ao término dos 25 minutos descanse por 5 minutos. Durante essa pausa aproveite para ir ao banheiro, comer alguma coisa ou aproveite para fazer uma breve revisão do que acabou de estudar ou do que estudou anteriormente.
  1. Contabilize quantos períodos de 25 minutos (pomodoro) você já fez. Caso já tenha feito quatro pomodoros o tempo de descanso será maior, 30 minutos.

O essencial dessa técnica é evitar as distrações: mandar email ou mensagens, atender o telefone, ir ao banheiro ou ficar parado sonhando acordado são algumas das distrações que podem ocorrer. A dedicação tem que ser total à execução da tarefa.

Caso se lembre de fazer alguma coisa enquanto está na realização da tarefa, anote e faça na pausa. Lembre-se sempre, nessa técnica o mais importante é dedicar os 25 minutos do tempo reservado para estudar.

Como o método possibilita uma diminuição das distrações, consequentemente permite que o candidato tenha um aumento de produtividade nos seus estudos.

Outro benefício que o método pomodoro traz é a diminuição do estresse, além de aumentar a capacidade de concentração do estudante.

Conceitos importante sobre a técnica pomodoro

tecnica pomodoroPara esta técnica dar certo, são fundamentais as etapas de controle de tempo, planejamento, visualização e gravação de registro.

No planejamento de tarefas, a prioridade vai para os itens do dia, assim os estudantes podem ter uma ideia das matérias que demandam mais esforço.

Como um período pomodoro refere-se a 25 minutos, que deve ser anotado na lista, é preciso observar como é gasto o tempo. Um objetivo da técnica é diminuir o tempo das interrupções, adiando tarefas que interrompem a pomodoro.

O criador do método acredita que pausas programadas e frequentes diminuem a ansiedade e aumentam a capacidade de memorizar, e que a parada mais longa depois de 4 períodos de 25 minutos ajuda a descansar a mente.

O cérebro não esta acostumado ainda com a ideia de concentrar-se por períodos, então podem surgir outras preocupações na hora do estudo. Podem haver interrupções por vários motivos: telefonemas, fome, pensar nas coisas a fazer, familiares e colegas. Se tiver urgência, resolva em seguida reprograme-se, se não, anote o que precisa fazer e faça após os estudos.

O método pomodoro serve como uma excelente técnica de estudo para concursos, bem como para melhorar a produtividade, ele realmente ajuda a acelerar o aprendizado. Não deixe de baixar o cronômetro pomodoro citado acima, que pode ajuda-lo a controlar seu tempo e melhorar seu desempenho nos estudos.

Espero que você tenha gostado e boa sorte!

Cursos Extensivos Estratégia Concursos